A Verdadeira Páscoa


Estamos às vésperas de uma data bastante esperada e comemorada por muitos, principalmente por crianças, a páscoa é vivenciada nos tempos de hoje de uma maneira errada isso por que a páscoa não tem nada haver com coelhos e ovos de chocolates, a páscoa tem haver com outro animal, conhecido como cordeiro.
Para entendermos melhor sobre a páscoa devemos voltar no principio.
O povo de Israel estando cativos no Egito, Deus ouvindo os gemidos dos israelitas devido à opressão dos egípcios, Deus se lembra da aliança que Ele fez com Abraão e se compadece do povo “ E ouviu Deus o seu gemido e lembrou – se Deus do seu concerto com Abraão, com Isaque e Jacó; e atentou Deus para os filhos de Israel e conheceu – os Deus”(Êxodo 2: 24-25), assim Moisés foi chamado por Deus a liderar a saída do povo hebreu do Egito para a terra de Canaã para ali servi a Deus, durante o processo de saída de Israel do Egito, Deus faz vários sinais diante de Faraó e de todo o povo egípcio e israelita. Para a saída, Deus instrui Moises a mandar o povo a se preparar para a sair as pressas do Egito “Assim, pois, o comereis: os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a Páscoa do Senhor” ( Êxodo 12: 11).
Não entrarei em muitos detalhes sobre ocorrido antes desse ultimo sinal, para nós o que interessa é a saída do povo do Egito, antes de sair Deus manda seu povo preparar um cordeiro e come-lo junto a sua família e o sangue do cordeiro deveria ser passado nos umbrais de suas portas, ou seja, Deus manda o povo ficar descansado em casa com suas famílias em meio ao caos, pois enquanto o povo israelita estivesse em casa saboreando o cordeiro o povo do Egito estaria em prantos e em desesperos por causa da morte de seus filhos (Êxodo 12).
A Páscoa foi estabelecida por Deus ao povo de Israel, e foi determinado que eles sempre devessem celebrar a páscoa para que nunca se esqueçam do que Deus fez por eles no Egito “E este dia vos será por memória” (Êxodo 12: 14 e 24-27).
A páscoa e dividida por três festas:
* Pães Asmos é uma festa para o povo se lembrar de como eles saíram do Egito, esta festa ensinava ao povo que a salvação não era mérito deles, Deus os mandou comer pão sem fermento (orgulho) a salvação tinha somente méritos de Deus (V: 17).
* Molho das Primícias é outra festa dentro da Páscoa, esta festa foi dada para mostrar aos hebreus que eles deveriam sempre depender de Deus para o seu sustento (Levítico 23: 9-12).
* E a outra festa é a própria páscoa.
Iremos destacar apenas a páscoa, para saber melhor sobre esta festa devemos saber qual é o seu significado. A Páscoa é uma ação unilateral de Deus em nosso favor, é total ausência de nosso esforço, é um recomeço, na páscoa eu passo a existir para Deus, uma nova vida, a páscoa em seu começo teve um aspecto de separação ou distinção entre as pessoas, teve um convite de viver ou morrer, havia uma recompensa boa para quem fizesse aliança com Deus “vendo eu o sangue, passarei por cima de vós (Israel)”, e uma recompensa ruim para quem não quisesse a aliança com Deus “ferirei todo primogênito na terra do Egito” (Êxodo 7 e 12-13).
Esta festa foi tão importante que Deus estabeleceu o primeiro mês a partir da páscoa “Este mesmo mês vos será o primeiro dos meses” (Êxodo 12: 1-3 e Levítico 23:5). A páscoa foi realizada em seu primeiro momento em um ambiente tenso e conflituoso, vemos que Deus fez tudo e o povo israelita apenas ficou esperando o que iria acontecer, o sangue do cordeiro foi a marca da salvação dos israelitas, eles só foram salvos por causa do sangue do cordeiro nas vergas das suas portas, “e tomarão do sangue e pô-lo-ão em ambas as ombreiras e na verga da porta, nas casas em que comerão” (Ex:12: 7).
 Este evento nos mostra que se queremos aliança com Deus é necessário de nossa parte a desistência de nosso viver, não podemos ajudar Deus na páscoa, temos sempre que fazer promessas ou fazer penitencia ou algumas boas ações durante algum tempo para sermos melhores ou para ganhar-mos o respeito de Deus. Na Páscoa toda a ação é de Deus, vemos em Êxodo Deus agindo em quanto o povo comia em suas casas o cordeiro, eles estavam esperando para ver o livramento que Deus iria realizar em favor deles.
Deus fez um grande milagre no Egito, matou todos os primogênitos do Egito e poupou os Israelitas. Deus fez muito mais para nós hoje, isso por que Ele nos deu o seu Cordeiro, João diz ao ver Jesus “... Eis o cordeiro que tira o pecado do mundo” (João 1: 29 e 36); João teve a revelação de Deus que Jesus era o Cordeiro que iria resolver o problema que se chama pecado. O pecado não foi resolvido por nós ele foi resolvido por Deus, não tem mérito nosso. Na páscoa não tem fermento “Por sete dias não se ache nenhum fermento nas vossas casas [...] nenhuma coisa levedada comereis [...] comereis pães asmos (Êxodo12: 19-20); o pão que Deus mandou o povo comer era sem fermento, o fermento é todo o esforço humano, são as nossas tentativas de ajudar Deus, é o nosso orgulho da salvação ou do que fazemos ou as nossas boas ações tudo isso é o fermento, isso contamina a obra de Deus.
A Páscoa é uma festa para celebrar o que Deus fez por nós, não é um evento qualquer, as pessoas pensam apenas em comer chocolates ou fazerem penitencias para agradar a Deus ou para serem mais santas, para Deus é melhor obedecer do que sacrificar (1Samuel 15: 22), melhor é obedecermos a Deus em seus ensinos do sacrificar alguns dias para pagar nossos pecados ou para agradar a Deus, somos induzidos por nosso coração a sacrificar para Deus por que Ele sacrificou-se por nós, tudo isso é palha, por que na páscoa é momento de celebrar o que Deus fez em nosso favor, e se alegrar.

Escrito por: José Antonio

Postar um comentário

0 Comentários