A grande oportunidade

Marcos 10:46-52 “E foram para Jericó. Quando ele saia de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!”.

O Senhor estava vindo da Galiléia rumo a Jerusalém e nesse caminho passou por Jericó. Bartimeu vivia em Jericó. Antes de analisarmos o que aconteceu com esse homem, precisamos analisar o significado do seu nome, Bartimeu. Bar significa filho, portanto seu nome quer dizer filho de Timeu, que por sua vez, Timeu significa impuro, corrompido, desagradável, seu nome então era: filho de impuro, do imundo e do corrompido e para completar, ele era cego e mendigo. Que situação terrível. Mas um dia Jesus passou pelo seu caminho e nesse dia a história do cego Bartimeu foi mudada, isso mostra que a sua pode ser também.

Para que isso aconteça, existem cinco princípios que precisamos considerar se quisermos receber o milagre que Bartimeu recebeu:
1-      RECONHEÇA A SUA OPORTUNIDADE (verso 47):

Muitas vezes não recebemos nosso milagre porque estamos focados em nossas deficiências, com isso ignoramos nossas grandes oportunidades. A palavra diz que bastou ele ouvir que Jesus estava passando, para ir atrás de sua benção. Muitas vezes gastamos tempo reclamando de muitas coisas e ignoramos o fato de que Jesus pode estar passando por você, então pare de focalizar os problemas e olhe para essa oportunidade e faça o que aquele homem fez. Assim que descobriu que Jesus estava passando por ali, começou a clamar em alta voz: JESUS FILHO DE DAVI, TEM COMPAIXÃO DE MIM!       Será que você consegue ter essa atitude?

2-      RECONHEÇA QUE CRISTO É O MESSIAS:

Quando aquele homem gritou: FILHO DE DAVI, ele estava fazendo uma referência ao Messias, ou seja, aquele homem reconheceu que Jesus não era um simples profeta, mas sim o descendente de Davi que haveria de vir, o Filho do Deus Vivo. (ALELUIA!) O interessante é que uma grande multidão seguia Jesus, mas ninguém teve a revelação que aquele cego teve, podemos dizer que aquele cego enxergou melhor que todos que ali estavam. Aquele homem tinha uma limitação física (não enxergava), mas isso não o impediu de que ele reconhecesse Jesus e ver naquele Homem enviado de Deus o poder para cura-lo. Talvez você não seja cego igual a ele, todavia está cego espiritualmente e não enxerga Jesus como aquele homem enxergou. Será que você tem essa revelação de que Jesus é o enviado do Senhor para restaurar e resgatar a todos? Ou você vê Jesus como a multidão, um homem bom e Santo que ensinou coisas boas aos homens? Sua visão define TUDO!

3-      NÃO ACEITE SER DESENCORAJADO (verso 48):

Outra coisa que fez a diferença na vida de Bartimeu, foi que ele não se permitiu ser desencorajado pela multidão e nem pelos próprios discípulos. Quando ele começou a clamar, mandaram-no ficar quieto e parar de gritar, mas ele não deu ouvido a isso e continuou em seu clamor. Quantas vezes você clamou diante de Deus por um milagre e alguém mandou você ficar quieto? Quantas vezes você entrou em um jejum mais intenso, numa disposição maior de servir ao Senhor e alguém disse que era exagero e fanatismo e por conta disso você parou? Muitos dirão para você se calar e que não precisa de tudo isso para receber o milagre, mas faça como aquele homem, que não deu ouvidos ao que a multidão estava falando, reconheça a sua oportunidade e faça tudo por ela.

4-      CLAME POR ELE (verso 49):

Vemos aqui que Jesus ao ouvir o grito daquele homem, Ele parou para atendê-lo. Jesus só vai parar quando ouvir gritos de pessoas cheias de fé que clamam pelo seu milagre. Sempre que você desejar algo do Senhor, você deve aprender a clamar por isso. Não estou dizendo gritar simplesmente, mas fazer com que sua oração brote de um profundo desejo de ser tocado pelo Senhor.
Naquele momento, Jesus parou e manou chama-lo, aí veio a pergunta: “O que queres que eu te faça?
A resposta daquele homem foi fundamental para sua cura. Muitos quando pedem milagres, pedem diversas coisas, vida financeira, perdão de pecados, etc.  Mas nessa oportunidade, Jesus queria saber o que aquele homem desejava realmente.
Hoje Jesus está passando por você, o que você realmente quer que Ele faça? Sua resposta é fundamental para o milagre.

5-      LIVRE-SE DA VELHA VIDA (versos 50-52):

Bartimeu quando foi ter com Jesus, lançou fora sua capa. Antigamente os mendigos usavam uma túnica feita de pelos de camelos, e ela servia de proteção contra o sol e contra as chuvas, sua túnica era visivelmente seu estilo de vida.
Lançar a capa, refere a você abandonar sua velha vida. Ele tinha tanta convicção de que iria ser curado que disse: Não precisarei mais dessa túnica, hoje vou ganhar uma nova vida.


Jesus pode cura-lo, então lance sua capa e abandone sua velha vida, pois nesse momento, Jesus cura você, fisicamente, espiritualmente e emocionalmente.
Coloque-se aos pés de Jesus e receba o milagre que irá transformar sua vida e mudar de uma vez por todas a sua historia.



Postar um comentário

0 Comentários